Níger liberta líder da oposição
Niamey, Níger (PANA) – Hama Amadou, o líder da oposição nigerina detido na prisão civil de Filingué (cerca de 180 quilómetros no leste de Niamey) desde 2019 no caso de tráfico de bebés, acaba de beneficiar de uma comutação graciosa de pena no quadro das medidas sociais ligadas à luta contra o Covid-19.
Numa mensagem à Nação proferida, a 27 de março último, o chefe de Estado nigerino anunciou medidas sociais das quais a comutação graciosa de penas a favor de mil e 540 reclusos por razões humanitárias e para descongestionar as prisões.
Em aplicação desta medida, foi divulgada segunda-feira a lista dos reclusos indultados, num comunicado lido na rádio nacional.
Entre os beneficiarios desta graça figura o chefe da oposição política nigeriana, Hama Amadou.
Depois de se ter exilado em França, o opositor político regressou, há alguns meses ao Níger, e decidiu cumprir a sua pena. Desde então, ficou preso na cadeia civil de Filingué, na região de Tillabéry.
A pandemia do coronavírus abala o Níger, com 22 casos confirmados até agora dos quais três mortos.
O Governo adotou uma série de medidas das quais a instauração do Estado de Emergência, o recolher obrigatório em Niamey, o principal foco da doença, o encerramento das fronteiras e a redução dos horários de trabalho nas administrações.
A título das medidas económicas e sociais, as autoridades anunciaram a diminuição das taxas, o apoio aos grupos vulneráveis a assistência dos pacientes do Covid-19.
-0- PANA SA/IS/MAR/IZ 30março2020