Agência Panafricana de Notícias

Níger lança operação de identificação de utentes de telefones móveis

Niamey, Níger (PANA) - O ministro nigerino da Segurança Pública, Descentralização e Assuntos Religiosos, Abdou Labo, lançou quarta-feira à tarde em Niamey uma operação de identificação dos compradores e/ou utentes dos serviços de telecomunicações móveis.

‘’Nenhum cartão SIM deve ser ativado por uma operadora sem que o cliente se identifique nas condições previstas pelas disposições regulamentares», disse.

Segundo ele, os assinantes que não se identificarem num prazo de três meses, a partir de fevereiro deste ano, verão as suas linhas telefónicas limitadas à receção, sem ter a possibilidade de emitir uma chamada.

Depois disso, acrescentou, os assinantes que não se identificarem num prazo de dois meses a partir da data da sua limitação à receção verão as suas linhas suspensas de modo provisório.

«Se as tecnologias de informação e comunicação contribuem para o bem-estar da nossa sociedade, não nos esqueçamos também de que alguns cidadãos as utilizam para fins ilícitos e fazem com que o nosso país e os nossos usos e costumes não escapem ao fenómeno da cibercriminalidade», indicou Labo.

Ele afirmou que esta medida se inscreve no quadro da luta contra a cibercriminalidade e visa contribuir para a segurança dos cidadãos e do Estado face ao desenvolvimento cada vez maior de comportamentos delituosos e criminosos de alguns utentes dos serviços de telefonia móvel.

-0- PANA SA/AAS/CJB/IZ 06mar2013