Agência Panafricana de Notícias

Níger lança Carta de Condução biométrica

Niamey, Níger (PANA) – O Ministério nigerino dos transportes anunciou terça-feira a instituição, no país, da Carteira de Condução biométrica, no quadro da gestão do ficheiro nacional deste documento.

Segundo um comunicado oficial, os titulares da Carteira de Condução de todas as categorias obtidas antes da introdução da biométrica têm um prazo de 12 meses, a partir desta segunda-feira, 22, para renovar o documento, “sob pena de sanções previstas pelo regulamento em vigor”.

A nota revela que um centro nacional de tratamento e edição da Carta de Condução biométrica está aberto, em Niamey, a capital, e nas direções provinciais dos transportes no interior do país para se encarregar da operação ao custo de 12 mil francos CFA (um dólar americano equivale a 580 francos CFA).

Há cerca de uma década, o Governo instaurou várias reformas do sub-setor do transporte rodoviário cujo objetivo é o seu saneamento para o tornar “mais competitivo, protegido e conforme às normas comunitárias", explica o Ministério dos Transportes.

-0- PANA SA/IS/MAR/IZ 23julho2019