Agência Panafricana de Notícias

Níger inteira-se da experiência cabo-verdiana em processo eleitoral na diáspora

Praia, Cabo Verde (PANA) - O vice-presidente da Comissão Eleitoral Independente (CENI) do Níger, Omar Kadri Sanda, encontra-se de visita a Cabo Verde para se inteirar da experiência de Cabo Verde sobre o processo eleitoral na diáspora cabo-verdiana fora do país, apurou a PANA, quarta-feira, na cidade da Praia.

Em declarações à imprensa, Omar Kadri Sanda destacou o facto de o arquipélago ter “grande experiência” no domínio do processo eleitoral na diáspora e que pode ser aproveitada pelo seu país, tendo em conta que o Níger vai realizar, brevemente, pela segunda vez, eleições presidenciais, legislativas e locais.

“Sabemos que Cabo Verde tem uma diáspora importante, onde as autoridades cabo-verdianas conseguiram sempre realizar eleições transparentes e livres, o que valeu ao país uma grande credibilidade no seio da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental)”, afirmou Omar Kadri Sanda, sublinhando o interesse do seu país em adquirir essa experiência”.

O vice-presidente da CEIN nigerina considera que Cabo verde tem a particularidade de organizar “muito bem” as eleições e que os resultados dos escrutínios não são contestados.

Isso, no seu entender, se deve à “boa preparação e organização das eleições”.

Omar Kadri Sanda declarrou que, no caso do Níger, cada vez que se organizam as eleições há pessoas que ficam insatisfeitas com os resultados, mas que, geralmente, os escrutínios nunca são contestados, o que, segundo ele, não acontece em certos países africanos.

-0- PANA CS/IZ 21out2015