Níger integra Conselho de Segurança das Nações Unidas
Niamey, Níger (PANA) – O Níger entrou quinta-feira solenemente como membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas para um mandato de dois anos, como 14 outros países-membros do Conselho.
"É um motivo de grande orgulho, mas também uma grande responsabilidade, para o Níger que deverá defender as grandes causas africanas”, escreveu sexta-feira o editorialista do semanário governamental Sahel Dimanche.
O Níger volta a integrar o Conselho de Segurança depois de mais de 30 anos de ausência.
O Conselho de Segurança é o órgão das Nações Unidas encarregado de velar pela paz e pela segurança internacional. Compreende 15 membros dos quais cinco permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, China e França).
A Carta das Nações Unidas confere ao Conselho de Segurança a responsabilidade principal pela manutenção da paz e da segurança internacionais, e as sua decisões são vinculativas a todos os Estados-membros da Organização mundial que as devem aplicar.
O Conselho de Segurança é competente de, uma vez constatada a existência de uma ameaça contra a paz ou um ato de agressão, convidar as partes num diferendo a resolver as suas divergências por meios pacíficos e recomenda os métodos de ajustamento e os termos de resolução que julga apropriados.
Nestes casos, pode impor sanções ou mesmo autorizar o emprego da força para manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais.
-0- PANA SA/BEH/MAR/IZ 03jan2020