Níger inicia reabilitação do maior aproveitamento hidroagrícola
Niamey, Níger (PANA) - O Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou, lançou segunda-feira as obras de reabilitação da área irrigada de Birni N'Konni (420 km a leste de Niamey), para aumentar a produção agrícola no Níger, um país assolado pelas mudanças climáticas.
A reabilitação deste importante aproveitamento realizado entre 1976 e 1980 torna-se possível graças ao apoio do Governo dos Estados Unidos, através do Millennium Challenge Account, com um orçamento de mais de 200 biliões de francos CFA.
Com um custo total de 12,2 biliões de francos CFA, as obras de reabilitação neste perímetro hidroagrícola de Konni incluem duas barragens e uma reserva tampão (um dólar americano equivale a cerca de 593 francos CFA).
A barragem de Mozagué custa 800 milhões de CFA e a barragem de Zongo 600 milhões de francos CFA, enquanto que a reserva tampão fixa-se em 400 milhões de francos CFA e o perímetro hidroagrícola e seu canal custará 10,7 biliões de francos CFA.
O perímetro da Konni e as estruturas associadas que a servem foram construídos, em 1976 e 1982, e estão localizados em torno da cidade de Birni N'Konni (Konni), no município do mesmo nome, na província de Tahoua.
O perímetro de Konni cobre uma área bruta de 3000 ha, dos quais 2.452 ha líquidos (irrigados) e explorados por quatro mil 843 produtores em 12 aldeias em torno da cidade de Konni e 10 bairros de Konni.
O perímetro foi ordenado para permitir irrigação complementar na estação chuvosa, em toda a área irrigada e irrigação completa na estação seca, em 1.226 ha.
Para a sua gestão administrativa, o perímetro está dividido em duas zonas, designadamente Konni 1, constituída por 15 Agrupamentos Mútuos de Produtores (AMP), e Konni 2, constituída por 19 AMP.
A infraestrutura degradada devido à falta de manutenção, o envelhecimento e assoreamento de barragens e reservatórios tampão reduziram a capacidade de irrigação do sistema.
Estima-se que mais de 700 ha deixaram de ser irrigáveis, e muitos agricultores construíram poços para compensar esta falta de água.
O objetivo do projeto é restaurar o sistema à sua capacidade original.
-0- PANA SA/TBM/CJB/IZ 04nov2019