Agência Panafricana de Notícias

Níger extradita responsável da Inteligência de Kadafi para Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo do Níger extraditou Abdallah Mansour, um dos mais importantes ex-responsáveis da Inteligência líbia sob o regime de Muamar Kadafi, acusado de conspiração contra o regime atual na Líbia, anunciaram os órgãos de comunicação líbios.

Segundo as mesmas fontes, Abdallah Mansour foi extraditado sexta-feira e entregue às autoridades líbias após a sua detenção no Níger no quadro de inquéritos sobre a sua implicação numa conspiração contra o regime atual em Tripoli.

Segundo fontes militares no Níger, as autoridades nigerinas descobriram provas da implicação de Abdallah Mansour em « atos de destruição » na Líbia, depois de receber informações provenientes de Tripoli.

« As acusações de Tripoli são fundadas e as autoridades nigerinas deram injunções aos outros apoiantes de Kadafi no Níger para ficar tranquilos », acrescentaram as mesmas fontes.

Segundo as mesmas fontes, Abdallah Mansour figura entre os dignitários do regime de Kadafi ao lado de Saadi Kadafi, filho do ex-ditador, que fugiram para se refugiar no vizinho Níger em 2011, após o sucesso da revolta popular na origem da destituição da maior ditadura em África que durou quatro décadas.

O Níger recusou-se, no entanto, a aceder aos pedidos da Líbia para a extradição de Saadi Kadafi.

-0- PANA AD/IN/SOC/FK/IZ 16fev2014