Agência Panafricana de Notícias

Níger extradita 10 dignitários do regime de Kadafi

Tripoli, Líbia (PANA) – O Níger entregou à Líbia 10 antigos dignitários do regime de Muamar Kadafi, dos quais o general Ali Kenneh, Choueib al-Ferjani e Ali Aboubakar, segundo uma fonte próxima da Embaixada líbia em Niamey.

Estas personalidades do antigo regime foram extraditadas para a Líbia na total discrição por razões de segurança, acrescentou a fonte que pediu o anonimato.

Lembre-se que dezenas de altos dignitários do antigo regime líbio se refugiaram no Níger após a destituição do poder de Kadafi, morto a 20 de outubro de 2011.

O Níger extraditou em fevereiro e março últimos o responsável da Segurança Interna do regime de Kadafi, Abdallah Mansour, e o seu filho, Saadi Kadafi, invocando o desrespeito por estes últimos das condições do seu asilo político.

Todas estas personalidades foram inculpadas por crimes de assassinatos e de incitação à violação sexual durante a revolução de 17 de fevereiro de 2011.

Ali Kenneh, chefe do Estado-Maior da Força Aérea do regime de Kadafi, e Choueib al-Ferjani, um próximo do ex-ditador líbio contra os quais foi emitido um mandado de captura internacional pela Interpol, figuram entre estes acusados.

-0- PANA AT/BY/JSG/FK/IZ 09abril 2014