Niamey, Níger (PANA) - A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Níger definiu sábado o calendário para as próximas eleições gerais do país, que ocorrerão no final de 2020 e início de 2021.
Ao cabo deste cronograma, as eleições locais terão lugar a 1 de novembro de 2020, a primeira volta das eleições presidenciais juntamente com as eleições legislativas, a 27 de dezembro de 2020, e a segunda volta das eleições presidenciais, a 21 de Fevereiro de 2021.
A Comissão eleitoral estabeleceu igualmente o calendário para o recenseamento eleitoral biométrico, com início da fase de inscrição a 1 de outubro de 2019, para a zona 1 (Tahoua, Agadez, Dosso e Tillabéry), e a 1 de fevereiro para Niamey, Maradi, Zinder e Diffa.
Embora o calendário para as eleições legislativas e presidenciais seja respeitado, as eleições locais e regionais inicialmente previstas para 9 de maio de 2016, foram adiadas devido à estação das chuvas e à necessidade de preparar um registo eleitoral biométrico, de acordo com as autoridades.
Desde 2016, os mandatos dos eleitos locais, que expiraram, foram prorrogados semestralmente pelo Governo, para que as instituições possam funcionar.
-0- PANA SA/DIM/IZ 18ago2019