Agência Panafricana de Notícias

Níger detém presumível autor de disparos em casa de líder parlamentar

Niamey, Níger (PANA) - As autoridades policiais nigerinas anunciaram quarta-feira a detenção do presumível autor dos disparos ouvidos na casa do presidente da Assembleia Nacional do Níger (Parlamento), Hama Amadou, na madrugada de terça-feira.

Num comunicado de imprensa distribuído na capital nigerina, Niamey, a Direção Geral da Polícia Nacional diz tratar-se de um dos "agentes encarregues da segurança da segunda esposa do presidente da Assembleia Nacional".

"O autor dos disparos foi identificado na pessoa do brigadista Souleymane Mahamadou Sabit, que está atualmente à disposição da Polícia Judiciária que abriu um inquérito", indica o comunicado.

Há alguns dias, uma pessoa não identificada fez disparos contra o teto de um dos quartos da casa do presidente da Assembleia Nacional enquanto este último se encontrava em visita de trabalho ao Irão.

Como resultado deste incidente, a formação política do líder parlamentar, o MODEN (Movimento Democrático Nigerino), e a oposição política acusaram o poder instituído de ter contratado mercenários para matar Hama Amadou.

-0- PANA SA/IS/MAR/IZ 27fev2014