Agência Panafricana de Notícias

Níger desmente desestabilização da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - "O Níger não servirá de fonte de desestabilização da segurança e da estabilidade da Líbia porque a segurança do Níger está ligada à da Líbia”, declarou o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, durante um encontro em Washington com o primeiro-ministro líbio, Abdallah Al-Theni, segundo um comunicado publicado esta quinta-feira pelo Governo líbio.

O Presidente Issoufou congratulou-se com a emposse do novo Parlamento líbio, desejando que a Líbia possa recuperar a sua segurança e estabilidade, indicou a mesma fonte, acrescentando que o Presidente nigerino convidou Al-Theni a efetuar uma visita ao Níger, um convite que foi aceite depois da marcação da data.

Por seu lado, o primeiro-ministro líbio exprimiu os agradecimentos do povo e do Governo líbios ao Estado do Níger pelo seu espírito de cooperação ao entregar as personalidades procuradas pelas autoridades líbias, nomeadamente o filho de Muamar Kadafi, Saadi Kadafi.

A reunião permitiu discutir sobre a cooperação bilateral no controlo das fronteiras comuns e a luta contra o tráfico e a emigração clandestina.

O primeiro-ministro líbio, Abdallah Al-Theni, e o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, reuniram-se à margem da Cimeira Estados Unidos-África em que participaram vários líderes africanos e o Presidente americano, Barack Obama.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 07agosto2014