Agência Panafricana de Notícias

Níger depende muito do exterior em termos de energia eléctrica

Niamey- Níger (PANA) -- O Níger depende muito do exterior para cobrir suas necessidades em matéria de energia eléctrica e produtos petroleiros, declarou segunda-feira o ministro nigerino das Minas e Energia, Abdoulahi Mohamed.
Numa declaração alusiva à celebração do Dia da Energia Solar no espaço da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), Mohamed indicou que, com uma taxa de crescimento do consumo energético de 3,2 por cento, uma taxa actual de acesso de casas à electricidade de 7 por cento, a situação energética do Níger não é das melhores.
Ele garantiu que o seu governo pretende encorajar a utilização das energias renováveis, nomeadamente através de programas e projectos prioritários de luta contra a pobreza em geral e de diminuição de tarefas da mulher em particular.
A título ilustrativo, Abdoulahi sublinhou que o sector da energia faz parte doravante das prioridades da Estratégia de Desenvolvimento Acelerado e da Redução da Pobreza (SDRP) a fim de que beneficie dos fundos da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD).
Um programa de referência de acesso aos serviços energéticos para as populações rurais e periurbanas acaba de ser elaborado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no quadro da implementação da política energética regional da Comunidade Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), comummente chamada o "Livro Branco Regional", referiu o governante nigerino.