Níger decreta luto de 3 dias por soldados mortos em emboscada
Niamey, Níger (PANA) – O Governo nigerino decretou quinta-feira luto nacional de três dias, em memória dos soldados mortos, a 14 de maio corrente, numa emboscada “terrorista” contra uma patrulha do Exército perto de Mangaizé, na região de Tillabéry, fronteiriça com o Mali.
As bandeiras estão à meia-haste desde quinta-feira em todos os edifícios públicos e nas escolas.
Na terça-feira, 14 de maio de 2019, por volta das 08:00 horas locais, na zona norte Maigaize, uma coluna militar das Forças Armadas Nigerinas em movimento foi atacada por supostos terroristas fortemente armados num assalto complexo com engenhos explosivos improvisados, indica um comunicado do Ministério da Defesa.
Segundo a nota, o balanço fala em 17 soldados mortos, seis feridos e 11 desaparecidos.
Foram desdobrados reforços no setor para perseguir e neutralizar os assaltantes que se exfiltraram para o norte do país. As operações de patrulha continuam na zona com o apoio dos parceiros.
O ministro nigerino da Defesa Nacional, em nome do Presidente da República e chefe supremo das Forças Armadas e no do Governo, “apresentou as suas condolências às famílias das vítimas bem como ao pessoal das Forças Armadas nigerinas”, desejando rápidas melhoras aos feridos.
A zona fronteira com o Mali foi o teatro, em outubro de 2017, de um ataque mortífero que se saldou na morte de quatro soldados americanos e cinco outros nigerinos em Tongo Tongo.
Desde 2017, o Governo instaurou o estado de emergência, numa grande parte da região nigerina de Tillabéry, fronteiriça com o Mali e com o Burkina Faso abalada por ações dos movimentos que reivindicam djihadismo.
-0- PANA SA/BEH/SOC/MAR/IZ 17maip2019