Níger cria mecanismo nacional de alerta de riscos de segurança
Niamey, Níger (PANA) – O Governo nigerino decidiu este fim de semana criar m mecanismo nacional de alerta precoce e resposta aos riscos de segurança, indica um comunicado oficial divulgado no termo da reunião do Conselho de Ministros.
Na sequência do surto de novos choques, nomeadamente de segurança no espaço da CEDEAO, esta organização adotou o projeto de desdobramento, nos diferentes países, de um “mecanismo pragmático e eficaz de alerta precoce” “ para prevenir em tempo real os riscos de segurança a fim de minimizar os seus impactos".
A adoção do projeto teve lugar durante a 45ª sessão ordinária da conferência dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada a 10 de julho de 2014, em Accra (Gana).
"Desde então, o Níger envolveu-se num processo de instalação de um mecanismo nacional de alerta precoce e resposta aos riscos de segurança”, sublinha o comunicado do Governo, que precisa que a avaliação do mecanismo existente permitiu notar numerosas insuficiências.
Estas envolvem nomeadamente a fraca consideração dos aspetos de segurança ligados aos acidentes de viação e à consolidação da paz, a fraca tomada em conta da problemática de redução dos riscos de catástrofes e a não tomada em consideração das questões migratórias, de deslocamentos internos das populações e de tráficos de droga.
A criação deste mecanismo nacional de alerta precoce e resposta aos riscos de segurança tem por objetivo corrigir as lacunas sub-visadas para permtir ao Níger conformar-se com o mecanismo de alerta da CEDEAO e dotar-se dum centro nacional de alerta precoce e resposta aos riscos de segurança num contexto de insegurança.
-0- PANA SA/IS/SOC/FK/IZ 08março2020