Níger considera levantamento de restrições a desportos de equipa
Niamey, Níger (PANA) - O Comité Interministerial de Resposta à pandemia da Covid-19, no Níger, propôs quinta-feira ao Governo o levantamento das restrições aos desportos de equipa mas no estrito respeito das medidas de biossegurança.
A decisão foi tomada no final de uma reunião do Comité presidido pelo primeiro-ministro Brigi Rafini.
A agenda desta reunião incluiu o estado de implementação da resposta sanitária, a reabertura das fronteiras aéreas, a apresentação do relatório do primeiro trimestre sobre a gestão da pandemia, o estado de implementação das medidas, e a validação das recomendações a propor ao Governo.
No final das discussões, o Comité propôs ao Governo o levantamento das restrições aos desportos de equipa sob o respeito das medidas preventivas.
A reunião também insistiu no uso obrigatório de máscaras, nas instituições públicas e também salientou a importância de aumentar a sensibilização às medidas preventivas, uma vez que "o vírus ainda está a circular".
Finalmente, a reunião decidiu libertar os locais requisitados pelo Estado para a contenção dos casos declarados da covid-19, com exceção do Estádio General Seyni Kountché.
Na ocasião, o ministro da Saúde Pública, Idi Illiassou Maïnassara, anunciou que, desde 19 de agosto de 2020, "a evolução da pandemia é favorável".
De um total de 11 mil 577 testes realizados, mil 167 casos foram positivos, 1.082 pacientes recuperados, 69 óbitos e 16 pacientes em tratamento, precisou.
-0- PANA SA/DIM/IZ 21agosto2020