Níger condena tentativas de modificação unilateral do estatuto de territórios palestinos
Niamey, Níger (PANA) - O Níger condenou todas as tentativas de modificação unilateral do estatuto dos territórios palestinos ocupados e apelou à comunidade internacional para “frustrar estas veleidades israelitas e preservar a paz e a segurança na região”.
Esta posição foi manifestada pelo ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros, Kalla Hankouraou, durante uma reunião por visioconferência do Comité Executivo dos Ministros dos Negócios Estranfeiros dos Estados-membros da Organização da Cooperação Islâmica (OCI).
Da iniciativa do secretário-geral desta organização, Youssef Bin Ahmed al-Othaimeen, a reunião realizou-se quarta-feira em torno da ameaça israelita de anexação de partes do território palestino ocupado, em 1976.
Ela foi presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita, príncipe Faycal Bin Fharhan Bin Abdullah Al-Saud, presidente do Comité Executivo.
Nessa ocasião, o ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros lembrou que o Níger sempre apoiou as resoluções que tendem a garantir o direito dos Palestinos no seu conflito com Israel, na sua qualidade de membro do Grupo de Contacto sobre Al Qods Al Sharif.
"A nossa posição permanece inalterada e o meu Governo continuará a lutar para que as fronteiras de 1967 sejam respeitadas”, defendeu o chefe da diplomacia nigerina, acrescentando que o seu país apoiará todas as negociações destinadas a colocar o povo palestino nos seus direitos legítimos, obrigando Israel a retirar-se dos territórios ocupados desde 1967.
O Níger insiste na necessidade de que a solução ao conflito se contrua com base num “mínimo de consenso”, declarou, sublinhando que “ não é o caso para o plano de resolução do conflito defendido por Israel.
-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 11junho2020