Agência Panafricana de Notícias

Níger condena assassinato de líder tuaregue por terroristas

Niamey, Níger (PANA) - O primeiro-ministro do Níger, Brigi Rafini, condenou terça-feira o assassinato, na véspera, do filho do líder do grupo tuaregue de Inatès, que "também teve a mesma sorte nas mãos de terroristas há dois meses".

Amouracher Ag Alamjadi, líder do grupo em causa nomeado após o assassinato do seu pai, em abril passado, foi morto segunda-feira, 15, por indivíduos armados não identificados, mas que se presume serem membros do Estado Islâmico no Grande Sahara (EIGS), muito ativos nesta região fronteiriça do Mali.

"Tillabéry é também hoje, infelizmente, vítima dos atos criminosos de grupos terroristas, que estão a causar desolação nas nossas famílias", lamentou o chefe do Governo do Níger, quando abria os trabalhos da oitava edição das Jornadas Municipais do Níger, em Tillabéry,  a 130 km a oeste de Niamey, capital nigerina.

Rafini afirmou que o seu Governo "está mais determinado do que nunca a lutar contra estes grupos terroristas", e prometeu que serão tomadas "medidas adequadas para a proteção e assistência da população no futuro imediato".

Ele pôs ênfase na segurança dos cidadãos e na responsabilidade do Estado, mas também dos municípios, na prevenção, que "deve ser incluída no caderno de encargos diário dos eleitos locais".

"Embora a segurança dos cidadãos seja da responsabilidade do Estado, não é menos óbvio que a prevenção do crime requer a participação efetiva dos prefeitos, dos serviços municipais e deputados locais".

-0- PANA SA/JSG/IBA/CJB/IZ 17julho2019