Agência Panafricana de Notícias

Níger concede licença exclusiva de exploração de hidrocarbonetos

Niamey- Níger (PANA) -- O Governo nigerino concedeu à sociedade CNPC-Niger Petroleum uma licença exclusiva de exploração de hidrocarbonetos de três jazigos na região de Diffa, no extremo leste do país, soube a PANA de fonte oficial.
Um decreto foi assinado pelo chefe da junta no poder, o general Djibo Salou, com o objetivo de atribuir à CNPC-Niger Petroleum a licença exclusiva de exploração dos jazigos de Goumeri, Sokor e Agadi, na região de Diffa.
Conforme à regulamentação nigerina, a Companhia Nacional de Desenvolvimento de Petróleos e Gás da China (CNODC) cedeu recentemente todos os seus direitos e obrigações à Sociedade CNPC-NP S.
, uma empresa de direito nigerino, nomeadamente um contrato de partilha de petróleo e uma Autorização Exclusiva de Pesquisa (AER).
O contrato de partilha de petróleo entre o Níger e a CNODC prevê a construção e a exploração, durante três anos, duma refinaria de petróleo capaz de produzir 20 mil barris/dia.
"Em dois anos, a CNPC-NP S.
A.
realizou o programa de pesquisa previsto para quatro anos e reavaliou até as reservas de Gouméri, Sokor e Agadi que passam finalmente de 266 milhões para 295 milhões de barris", sublinhou uma nota do Governo nigerino.
De acordo com a mesma fonte, o programa de pesquisa visa encontrar outros jazigos petrolíferos com vista, em vez de abastecer a Refinaria de Zinder, a colocar os seus produtos no mercado internacional.