Agência Panafricana de Notícias

Níger assina convenções de $ 16 milhões com FAGACE

Niamey, Níger (PANA) – O Governo nigerino assinou esta semana, em Cotonou, no Benin, com o Fundo Africano de Garantia e Cooperação Económica (FAGACE), duas convenções de bonificação no valor de oito biliões de francos CFA (cerca de 16 milhões de dólares americanos), noticiou quarta-feira a Agência Nigerina de Notícias (ANP).

Segundo a ANP, a primeira convenção de bonificação de três biliões de francos CFA (quase seis milhões de dólares americanos) é relativa ao financiamento parcial do projeto de aproveitamento e asfaltagem da estrada Filingué-Tahoua, no trecho Filingué-Abala-Sanam (centro do país).

Por sua vez, a segunda convenção, de cinco biliões de francos CFA (perto de 10 milhões de dólares americanos), é relativa ao financiamento parcial do projeto de eletrificação rural por sistemas solares fotovoltaicos nas regiões de Dosso, Tahoua e Tillabéri (oeste).

Estes dois projetos inscrevem-se no quadro do Plano de Desenvolvimento Económico e Social (PDES) e das ações prioritárias do Estado para a recuperação económica do Níger.

Segundo Cissé, através destes financiamentos, o FAGACE compromete-se a ajudar o Governo nigerino a garantir o desenvolvimento das infraestruturas de transporte, para a melhoria do desencravamento interno e externo do Níger e a promoção dos recursos energéticos, para reforçar o acesso das populações rurais à energia.

Acrescentou também que esta assinatura marca a conclusão da etapa chave do processo que deve permitir a mobilização efetiva dos recursos financeiros necessários para a realização destes dois projetos prioritários para o Governo nigerino.

O diretor-geral do FAGACE, por sua parte, indicou que a primeira convenção facilitará a junção do Níger aos principais portos da região dos quais o do Benin e o transporte dos produtos mineiros da região de Tahoua, no norte do Níger.

A segunda convenção visa favorecer o acesso aos serviços energéticos no meio rural.

-0- PANA SA/TBM/IBA/CJB/IZ 05fev2014