Agência Panafricana de Notícias

Níger aprova contratos de exploração mineira

Niamey, Níger (PANA) - O Governo nigerino aprovou quinta-feira em Conselho de Ministros várias convenções mineiras com companhias nacionais e estrangeiras de pesquisa, anunciou um comunicado oficial.

A primeira convenção foi assinada com a sociedade nigerina de carvão Sonichar S.A, para um contrato de pesquisas na região de Agadez (Norte) com vista a "assegurar reservas de carvão necessárias à produção de energia para satisfazer a procura crescente de energia elétrica das sociedades mineiras que operam na zona".

A segunda convenção foi rubricada com a sociedade Gecko Gold-Níger, filial da Geodrill-Ghana Ltd, para o contrato de pesquisa de ouro e de metais preciosos no perímetro de Kossa I e Kossa, II, na região de Tillabéry (Oeste) onde a Gecko Gold-Níger se compromete a investir 2.038.000 dólares americanos em cada um dos perímetros durante os três primeiros anos.

O Governo nigerino assinou igualmente uma autra convenção com a Cassidy Gold Corp, uma sociedade canadiana especializada na pesquisa de ouro na África Ocidental para o contrato de pesquisa de ouro na região de Tillabéry, precisamente nos perímetros de Boulkagou e de Dogonal, onde ela pretende investir em cada sítio 2.012.000 dólares americanos durante os três primeiros anos.

Duas autras convenções foram igualmente rubricadas entre o Níger e a Ami Africa Exploration Ltd, uma sociedade canadiana filial da empresa Ami Ressources já presente no Níger, para contratos de pesquisa de ouro nos perímetros de Boksay e de Sorbon Haoussa (região de Tillabéry).

-0- PANA SA/DIM/TON 14jul2011