Niamey, Niger (PANA) – O Governo do Níger adotou em Conselho de Ministros uma Estratégia Nacional para a Melhoria da Qualidade da Educação e Formação no país.
Esta estratégia que se baseia no eixo relativo à qualidade da educação, uma das maiores preocupações dos atores e usuários da escola nigerina, abrange as ações preconizadas para enfrentar o desafio da qualidade da educação, independentemente de tomar em consideração a componente “acesso”, mas em laço estreito com a pilotagem do sistema.
Nasceu da constatação segundo a qual, apesar dos progressos realizados em matéria de acesso, a qualidade das aprendizagens e a pertinência da escola ainda deixam muito a desejar. Com efeito, a qualidade da educação no Níger sofre da taxa de crescimento da população de 3,9 porcento, mas também da falta de qualificação de grande parte dos professores.
Além disso, a taxa de finalização primária, que combina ao mesmo tempo com a dimensão acesso e a dimensão qualidade, estabeleceu-se em 56,7 por cento em 2018, o das meninas sendo de 52,4 porcento, daí a importância desta estratégia, que consiste em garantir o acesso de todos a uma educação de qualidade, em pé de igualdade, e promover as possibilidades de aprendizagem durante a vida.
-0- PANA SA/IS/SOC/MAR/IZ 10dez2019