Agência Panafricana de Notícias

Níger acolhe fórum africano da juventude para paz

Niamey, Níger (PANA) – O primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, presidiu à abertura quinta-feira em Tahoua, a 600 quilómetros a norte de Niamey, dum fórum internacional da juventude para a paz.

Provenientes de países membros da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), da Nigéria, da Mauritânia e da República Centroafricana (RCA), os participantes vão analisar a problemática da paz em África.

«Os nossos países têm muito a fazer para erradicar o clima de insegurança que trava o seu desenvolvimento. Ontem, era a Líbia e o Mali com todo o drama que conhecemos, hoje é a vez da República Centroafricana, cuja esperança reside numa transição política pacífica para tirar o país desta crise», declarou Rafini.

Falando durante a cerimónia de abertura, ele afirmou que este fórum acontece num bom momento, no contexto atual do espaço sahelo-sariano marcado por ações nocivas das forças centrífugas e das organizações criminosas.

«Estas organizações terroristas e criminosas recrutam jovens para se servir deles como carne para canhão na implementação das suas funestas ações», acrescentou o primeiro-ministro nigerino.

-0- PANA SA/AAS/CJB/TON 30jan2014