Níger acolhe cimeira africana sobre paz e segurança
Niamey, Níger (PANA) – A III Cimeira Continental sobre a Paz, Segurança e Desenvolvimento Sustentável arranca nesta quinta-feira em Niamey, soube a PANA de fonte oficial no local.
Fruto dum memorando de entendimento assinado a 20 de outubro último, entre o Governo do Níger e a Federação Universal para a Paz (FPU), a organização desta reunião foi confiada à Agência UA Níger 2019, tendo em conta a sua experiência bem-sucedida na organização da Conferência da União Africana decorrida em Niamey, em julho de 2019.
Segundo organizadores, a cimeira agrupará mais de dois mil participantes provenientes de 25 países, entre os quais chefes de Estado em função e antigos, primeiras damas, presidentes dos Parlamentos e outras instituições republicanas, ministros, parlamentares, chefes religiosos e chefes consuetudinários, mulheres e jovens líderes, chefes de empresas e outros dirigentes da sociedade civil.
A reunião será presidida pelo Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou, sob o lema “Construir uma África Pacífica, Unida e Prospéra Baseada em Valores Universais: Paz, Segurança, Reconciliação, Interdependência, Prosperidade Mútua e Valores Universais”.
O objetivo principal do encontro é promover um "Projeto para uma África Celeste" com vista a contribuir amplamente para apoiar os esforços dos dirigentes africanos para a paz, segurança, reconciliação, o desenvolvimento humano, a realização dos ideais da União Africana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD) das Nações Unidas.
O secretário-geral da Federação para a Paz Universal (FPU), Yun Young Ho, foi recebido terça-feira última, 26 de novembro, ao fim de tarde, pelo primeiro-ministro, Brigi Rafini.
No termo da audiência, Yun apreciou muito bem o nível de preparação da reunião de Niamey, que, a seu ver, vai contribuir não só para os alicerces da paz duradoura, mas também para a prosperidade em África, bem como na Ásia.
-0- PANA SA/IS/SOC/MAR/DD 27nov2019