Nicolas Sarkozy visita Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O antigo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou quinta-feira à noite a Conakry onde foi acolhido, à sua sua chegada, pelo chefe de Estado anfitrião, Alpha Condé, no Aeroporto Internacional de Conakri-Gbessia.
Os dois estadistas cumprimentaram-se calorosamente, antes de passar de se encaminharem para a sala de honra do aeroporto, onde mantiveram um primeiro encontro à porta fechada, rumando depois para o centro da cidade, sede do Palácio Presidencial.
O motivo e a duração da estada de Sarkozy, que visita pela primeira vez a Guiné-Conakry, não foram revelados.
Em Conakry, Sarcozy foi antecedido, na semana passada, pelo seu antecessor, François Hollande, bem como pelo ex-chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade.
Os observadores guineenses interrogam-se sobre as razões da viagem de Sarkozy, do qual Alpha Condé congratulou-se, em 2012, com a sua partida do Eliseu, depois de ter sido batido por Hollande, o seu amigo de longa data no seio do movimento Internacional Socialista (IS).
Depois da sua saída da Presidência francesa, Condé, que exercia o segundo ano do seu primeiro mandato de cinco anos à frente da Guiné-Conakry, declarou que o seu sono já não seria perturbado, sublinhando que mesmo que o seu médico podia confirmar as suas declarações.
-0- PANA AC/BEH/SOC/MAR/IZ 22fev2019