Nicolas Sarkozy esperado na Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O antigo Presidente francês (2007-2012), Nicolas Sarkozy, é aguardado esta segunda-feira, em Conakry, a convite do chefe de Estado conakry-guineense, Alpha Condé, soube domingo a PANA, na capital guineense.
Sarkozy, que efetuará a sua primeira visita à Guiné-Conakry, cuja duração não foi precisada, vai abordar vários assuntos da atualidade, nomeadaemente no continente africano, com Alpha Condé, membro da Internacional Socialista (IS), enquanto o seu hôspede milita na Internacional Liberal (IL).
Sarkozy chega à Guiné-Conakry, onde está desde sexta-feira à noite o seu antecessor no Eliseu, François Hollande, que chegou proveniente de Bamako (Mali), depois de uma breve escala, em Nouakchott (Mauritânia).
A estada de Hollande, que devia ser inicialmente breve, como nas suas anteriores etapas, foi prolongada por Alpha Condé, que o exortou a ajudar a convencer o ex-Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, a alguns dias do escrutínio presidencial no Senegal, onde este último instou os eleitores a queimar domingo próximo os cartões de eleitores e as assembleias de voto.
Numa visita qualificada de inesperada, os observadores preferem ser prudentes sobre Sarkozy, evitando pronunciar-se, embora reconheçam que o chefe da oposição conakry-guineense, Mamadou Cellou Dalein Daillo, membro igualmente do IL, é próximo do antigo Presdente francês.
-0- PANA AC/TBM/IZ 17fev2019