Niamey acolhe reunião de ministros da Cultura de ACP
Niamey, Níger (PANA) – A capital nigerina, Niamey, vai acolher, de 17 a 20 de outubro corrente, a quinta reunião dos ministros da Cultura dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), anunciou quarta-feira o ministro nigerino do Renascimento Cultural, Assoumana Malam Issa.
O grupo ACP integra 16 países das Caraíbas, 48 da África Subsariana e 15 do Pacífico.
A reunião de Niamey, a decorrer sob o lema “Reforçar e Diversificar as Parcerias para as Cultruas ACP”, vai entre outros abordar a contribuição da cultura na mudança climática e o financiamento da cultura.
No total, 51 ministros anunciaram a sua participação na reunião de Niamey, o que representa um recorde, segundo Assoumana Malam Issa.
O governante lembrou que a quarta conferência decorreu, em Bruxelas, em novembro de 2017, cerca de 15 anos depois da terceira edição realizada, no Benin.
Nesta última conferência, todos os ministros presentes e os responsáveis do Secretariado do grupo ACP defenderam a necessidade de se pôr termo a esta letargia na regularidade do evento, para o encontro se realizar de dois em dois anos no espaço.
Sobre as temáticas desenvolvidas na conferência, o ministro Assoumana Mallam Issa citou, entre outras, o financiamento da cultura e a gestão desta vertente na formulação das políticas públicas.
ACP é um espaço de diversidade cultural em que a maioria dos países-membros têm uma origem africana e continuaram a perpetuar a riqueza cultural africana.
"O nosso país fez do renascimento cultural uma prioridade expressa pela vontade e pela visão do Presidente da República. É o primeiro eixo do Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Níger (PDES)", declarou Assoumana Mallam Issa, acrescentando que o renascimento cultural visa o "triplo objetivo" da modernização social, política e económica.
-0- PANA SA/IS/SOC/MAR/IZ 16out2019