Agência Panafricana de Notícias

Nestlé retoma produção de leite no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A gigante do agro-alimentar suíço, Nestlé, retomou suas actividades segunda-feira no Zimbabwe após o fecho da sua fábrica em finais de Dezembro último na sequência dum desacordo com o Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, sobre o abastecimento de leite.
Nestlé sofreu pressões por parte das autoridades e apoiantes do chefe de Estado zimbabweano, depois de ter bruscamente anulado um contrato de abastecimento de leite concluído com este último, em protesto contra o confisco duma fazenda pertencente a um fazendeiro branco no quadro do controverso programa de reforma agrária do Governo zimbabweano.
Após uma série de reuniões sobre a crise, o problema foi resolvido e a empresa Nestlé deu seguimento ao seu contrato com Mugabe.
As autoridades anunciaram que Nestlé, um actor importante do agro-alimentar no Zimbabwe, retomou segunda-feira as suas actividades, comprando doravante o leite de outros produtores.
Os apoiantes do chefe de Estado zimbabweano ameaçaram retomar a exploração da zona de Nestlé, que acusavam de prejudicar o programa de reformas agrárias de Mugabe que culminou no confisco de vários milhares de fazendas pertencentes ao Brancos a favor de Negros sem terras para cultivar.