Agência Panafricana de Notícias

Nelson Mandela felicita Obama

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O antigo Presidente sul- africano, Nelson Mandela, qualificou Barack Obama de "nova voz da esperança" para o mundo e comparou a sua investidura como 44º Presidente dos Estados Unidos à transição histórica da África do Sul para a democracia.
Numa mensagem de felicitações enviada a Obama antes da cerimónia de juramento, Mandela sublinhou que este momento era "incontestavelmente histórico" para os Estados Unidos e o mundo.
"Este dia lembra-nos o entusiasmo e a emoção que prevaleciam no nosso próprio país (a África do Sul) na altura da transição para a democracia", acrescentou.
"As pessoas, não só no nosso país mas no mundo inteiro, foram encorajadas a acreditar que graças a um esforço humano comum, pode-se triunfar da injustiça e que juntos podemos ter uma vida melhor", prosseguiu o antigo Presidente sul-africano.
Por seu turno, a líder do partido da oposição Aliança Democrática (DA), Helen Zille, disse que a ascensão de Obama à Presidência demostra que numa sociedade onde as oportunidades estão abertas nada é impossível.
"Há 20 anos, a maioria dos Americanos não acreditariam que assisteriam à eleição dum Presidente africano-americano enquanto vivos", declarou.
"Hoje, a maioria dos Americanos estão orgulhosos de dizer que são adeptos de Barack Obama.
Eles aderem fortemente à sua visão de esperança e de mudança", acrescentou Zille.