Agência Panafricana de Notícias

Negra eleita chefe da bancada parlamentar do principal partido da oposição na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Lindiwe Mazibuko escreveu esta quinta-feira uma nova página na história política da África do Sul ao tornar-se na primeira personalidade política negra a ser eleita chefe da bancada parlamentar da Aliança Democrática (DA), o principal partido da oposição.

Mazibuko, porta-voz nacional da DA, competia com o cessante Athol Trillip e a sua competição ameaçava causar uma divisão no seio do partido.

Porém, ao anunciar o resultado na Assembleia Nacional na Cidade do Cabo, a líder da DA, Helen Zille, disse que esta nomeação reforça o partido com vista às eleições nacionais de 2014 e 2019.

Mazibuko declarou, por sua parte, que a DA trabalha para recolher 30 porcento do voto nacional nas eleições gerais de 2014, ao passo que Zille disse acreditar que o partido poderá derrubar o Congresso Nacional Africano (ANC, partido no poder) nas eleições de 2019.

Nascida na Swazilândia em 1980 e criada em Durban, na África do Sul, Mazibuko foi candidata do partido pela primeira vez às eleições gerais de 2009.

Ela terminou no terceiro lugar na lista da DA em KwaZulu-Natal, o que lhe permitiu aceder ao Parlamento.

Ela foi designada logo responsável adjunta da Comunicação da DA, antes de suceder a Donald Lee como porta-voz nacional do partido.

Mazibuko, de 31 anos de idade, é a quarta parlamentar mais nova do país, depois de Mduduzi Manana do ANC, Luzelle Adams do Congresso do Povo (Cope, dissidente do ANC) e duma sua colega da DA Masizole Mnqasela.

-0- PANA CU/SEG/NFB/DIM/DD 27outubro2011