Agência Panafricana de Notícias

Negociações interlíbias retomam em Genebra

Tripoli, Líbia (PANA) -As negociações inter-líbias retomaram terça-feira à noite na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, com a participação do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento cessante), para tentar pôr termo à crise de legitimidade e formar um Governo de Unidade destinado a restaurar as instituições do Estado e tratar as questões pendentes.

Falando durante a sessão inaugural, o chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Bernardino Leon, congratulou-se com a participação do CNG no diálogo, sublinhando que todas as partes "desejam a paz e que chegou o tempo para pôr termo ao conflito e formar um Governo de Unidade".

Leon acrescentou que a paz na Líbia estava muito próxima, lembrando "os progressos consideráveis que foram realizados até agora no quadro das sessões de diálogo".

Esta retomada do diálogo coincidiu com a apresentação pelo primeiro-ministro do Governo líbio reconhecido pela comunidade internacional, Abdallah al-Theni, da sua demissão, terça-feira em direto na televisão, o que poderá aprofundar a crise política e de segurança que abala o país.

As negociações em Genebra são uma extensão das sessões de diálogo interlíbio de Skhirat (Marrocos), embora os observadores tenham afirmado que a sua transferência para a capital suíça poderá perturbar o processo.

Desde que foi organizado em Berlim, na Alemanha, o diálogo foi considerado uma perda de tempo ao invés de se concentrar nos meios de resolver a crise e a convergência de pontos de vista entre as partes líbias.

Alguns observadores indicaram que a Argélia pressionou a MANUL para não retomar o diálogo em Skhirat e transferí-lo para outro país depois do adiamento de várias rondas.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 12agosto2015