Agência Panafricana de Notícias

Navios europeus autorizados a pescar em águas territoriais da Mauritânia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Navios europeus podem pescar nas águas territoriais da Mauritânia mediante uma contrapartida financeira de 59 milhões e 125 mil euros para o Estado mauritano, soube-se de fonte oficial europeia.

Um acordo sobre esta pesca foi assinado terça-feira entre a União Europeia (UE) e o Governo mauritano para uma duração de quatro anos, de acordo com um comunicado da UE transmitido à imprensa em Bruxelas no mesmo dia.

Destes fundos, 55 milhões de euros serão concedidos ao Estado mauritano, enquanto os quatro milhões e 125 mil euros restantes servirão para o financiamento de programas de apoio à pesca artesanal.

Navios de pesca autorizados a operar nas águas territoriais mauritanas são da Espanha, da Itália, de Portugal, da França, da Lituânia, dos Países Baixos, da Polónia, da Irlanda e do Reino Unido.

De acordo com um relatório adotado pelo Parlamento Europeu, o Acordo de Pesca com a Mauritânia é um modelo de transparência e deve servir para a conclusão dos acordos similares com outros países.

-0- PANA AK/BEH/MAR/DD 11maio2016