Agência Panafricana de Notícias

Navio proveniente do Congo afundado em Angola com 155 contentores

Cabinda, Angola (PANA) - Um navio de médio porte com 155 contentores de carga diversa proveniente de Ponta Negra, no Congo-Brazzaville, afundou-se na madrugada de sábado perto do porto da cidade petrolífera angolana de Cabinda, noticiou este fim de semana a imprensa local.

O navio Sallos que seguia de Ponta Negra proveniente de Dubai afundou-se a poucas milhas da costa de Cabinda quando se aproximava da ponte cais para as operações de descarga.

Segundo a mesma fonte, que cita o presidente do Conselho de Administração do Porto de Cabinda, Manuel Nazareth Neto, a embarcação, que tinha como destino o Porto de Cabinda, já havia registado uma avaria que fazia infiltrar água no seu interior.

"Este navio já trazia consigo uma avaria que deixava abordar água no seu interior, além do facto de apresentar características impróprias de navegabilidade por ser muito antigo", explicou.

Manuel Neto adiantou que a primeira medida de segurança foi a retirada da tripulação do navio na noite de quinta-feira, mas que a carga ficou a depender de estudos que seriam feitos pelas equipas de emergência e depois a possível descarga dos contentores.

Mais de uma dezena dos contentores que estavam a bordo do navio flutuaram e deram à costa junto ao Porto de Cabinda, com a população a retirar do seu interior alguns produtos, nomeadamente frescos, segundo ainda a imprensa local.

-0- PANA IZ 18maio2014