Navio norte-americano combate atividades ilícitas em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O navio Bear (WMEC 901), da Guarda Costeira dos Estados,, aportou em Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, para realizar ações de combate às atividades ilícitas no mares de Cabo Verde, a convite do Governo do arquipélago, apurou a PANA de fonte diplomática.
Disponibilizado pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, o navio Bear realizará missões no âmbito do apoio à segurança nos espaços marítimos sob a soberania e jurisdição do Estado de Cabo Verde.
Em comunicado, a Embaixada americana, na cidade da Praia, explica que o exercício visa reforçar a parceria entre os dois governos e os esforços comuns no combate à atividade marítima ilícita no Atlântico.
“Em coordenação com alguns parceiros de Cabo Verde, o USCGC Bear reforçará o conhecimento do domínio marítimo, irá apoiar na fiscalização da pesca ilegal não declarada e não regulamentada (IUU) e no combate ao crime organizado transnacional”, refere a nota.
A missão, segundo o documento, complementa e amplia a visita anteriormente efetuada a Cabo Verde, em 2019, pelo USCG Thetis (WMEC 910), que visitou o porto de Mindelo, tendo participado na operação anual de segurança marítima Junction Rain.
Durante essa visita, a tripulação do USCGC Thetis realizou intercâmbios profissionais e patrulhas conjuntas com os militares da Guarda Costeira de Cabo Verde.
A nota recorda que os governos dos Estados Unidos e de Cabo Verde assinaram um acordo de cooperação bilateral, em 2014, que permite e regula a realização de exercícios e operações entre as Guardas Costeiras dos dois países.
Citado pela nota da representação diplomática do seus país, o comandante da USCGC Bear, Don Terkanian, declarou que “a Guarda Costeira dos EUA mantém acordos bilaterais com muitas nações que compartilham interesses comuns com os Estados Unidos para proteger marinheiros, soberania e Estado de direito”.
A mesma fonte adianta que os EUA estão “comprometidos em melhorar a consciencialização do domínio marítimo e incrementar a segurança para impedir actividades ilícitas na região, pelo que consideram que “esses esforços, associados à forte parceria com Cabo Verde, são vitais para garantir o respeito à soberania e a prossecução de práticas marítimas internacionais adequadas.”
“O Governo dos EUA orgulha-se de fortalecer os mais de 200 anos de laços bilaterais entre os Estados Unidos e Cabo Verde, nomeadamente através do reforço da nossa parceria estratégica e da aplicação do modus operandi do governo americano no trabalho com Cabo Verde em questões de segurança marítima”, refere o comandante Don Terkanian.
-0- PANA CS/IZ 28julho2020