Agência Panafricana de Notícias

Navio militar belga salva 353 migrantes clandestinos no Mediterrâneo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O navio militar belga "Le Gaudetia" salvou 353 refugiados, na sua maioria Eritreus e Somalís, desde o seu lançamento no Mar Mediterrâeno a 23 de abril passado para participar na operação europeia "Triton" de salvamento dos migrantes clandestinos, indicou terça-feira um comunicado oficial belga.

Barcos lançados do Gaudetia partem ao mar para o transbordo dos migrantes clandestinos das embarcações que os transportam para o navio militar belga, explica o comunicado.

Na altura da operação de salvamento, um intérprete militar belga conversa em árabe com os passageiros com a ajuda dum porta-voz, os soldados salvadores no barco embarcam os naufragados, começando pelas crianças e pelas mulheres para os transferir ao navio militar com vista a levá-las sãs e salvas para a Itália.

Os naufragados salvos devem ficar na Itália enquanto esperam que os dirigentes europeus decidam, provavelmente durante a cimeira europeia de 25 e 26 de junho, dividí-los entre os Estados segundo uma quota que será fixada.

A cimeira europeia deve igualmente decidir o lançamento eventual de ataques aéreos para a destruição dos barcos de passadores intercetados no Mar Mediterrâneo.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 09junho2015