Navio-hospital de ONG suíça chega à capital senegalesa
Dakar, Senegal (PANA) – O navio-hospital "Africa Mercy" da Organização não Governamental (ONG) suíça "Mercy Ships" chegou esta quarta-feira a Dakar, capital senegalesa, para uma estada de 10 meses a fim proceder a intervenções cirúrgicas gratuitas
A embarcação tem 250 médicos e enfermeiros voluntários a bordo, cinco blocos operatórios, 82 camas de hospitalização, um scanner, um equipamento completo de rádios de raio X bem como um laboratório.
As intervenções cirúrgicas envolverão essencialmente a ortopedia, a pediatria, a cirurgia maxilo-facial, a otorrinolaringologia, a cirurgia reconstrutiva plástica, ginecológica e dentária.
Elas vão ser efetuadas a bordo do navio, em vários hospitais e algumas clínicas de Dakar, na presença de voluntários locais que serão formados nas diferentes técnicas cirúrgicas e biomédicas.
A estada deste "Navio da Esperança" responde a um convite do Estado do Senegal para permitir às populações mais desfavorecidas beneficiar de tratamentos cirúrgicos gratuitos.
A cerimónia oficial de receção do navio realizou-se, esta quarta-feira à noite, na presença do ministro da Saúde e Ação Social, Abdoulaye Diouf Sarr, e da Primeira-Dama, Marème Faye Sall, madrinha da missão.
Desde 1978, a Mercy Ships freta navios-hospitais humanitários com destino a países africanos para oferecer tratamentos médicos gratuitos, formações e uma ajuda ao desenvolvimento de projetos locais.
-0- PANA AAS/TBM/FK/IZ 14ago2019