Agência Panafricana de Notícias

Navio de guerra norte-americano frustra ataque de piratas

Dar es Salaam- Tanzânia (PANA) -- Um navio de guerra norte- americano repeliu um ataque contra um navio tanzaniano, MV Barakaale 1, e deteve presumíveis piratas, informou terça- feira a Embaixada dos Estados Unidos em Dar es Salaam.
Em resposta a um alerta do capitão do Barakaale, um helicóptero SH-60B Seahawk de USS Farragut frustrou duas tentativas de ataque contra o cargueiro tanzaniano no Oceano Índico.
Segundo um comunicado da Embaixada, o helicóptero apreendeu a embarcação dos piratas, quando eles tentavam fugir ao lançar tiros de dissuação.
Uma equipa de USS Farragut confiscou então a embarcação e os oito supostos piratas a seu bordo foram detidos e conduzidos a bordo do Farragut.
O Farragut faz parte da CTF 151 (Combined Task Force 151), uma força multinacional criada em Janeiro de 2009 para lutar contra a insegurança no quadro duma missão visando frustrar e suprimir a pirataria a fim de proteger a segurança marítima e garantir a liberdade de navegação no interesse de todos os países.
Ela opera no Golfo de Aden e ao largo da Costa Leste da Somália.
A CTF 151 é um elemento das Forças Marítimas Combinadas, que patrulham numa zona de mais de 8,6 quilómetros quadrados nas águas internacionais para coordenar operações integradas com um objectivo comum de reforçar a segurança e a prosperidade da região.
Estas forças integram cerca de três dezenas de navios da Austrália, de França, da Alemanha, da Itália, do Paquistão, do Canadá, da Dinamarca, da Turquia, dos Estados Unidos e do Reino Unido, bem como de outras forças navais e o pessoal de vários outros países.
Apesar de o número de tentativas de actos de pirataria ter diminuído no ano passado, o dos ataques bem sucedidos foi paralelamente reduzido para 40 por cento, segundo fontes da Marinha norte-americana.