Trípoli, Líbia (PANA) – O tráfego aéreo está novamente suspenso desde sábado à noite, no aeroporto de Maitigua, arredores leste de Trípoli, até nova ordem, anunciou a direção aeroportuária, sinal da persistência da escalada militar em Trípoli, que as forças do marechal Haftar tentam tomar há quatro meses.
O aeroporto internacional de Maitigua foi alvo de um bombardeamento, há alguns instantes, o que provocou a suspensão da navegação aérea até nova ordem, segundo um comunicado publicado pelo aeroporto no seu site.
O aeroporto de Maitigua, o único que garante a ligação à cidade de Trípoli, é regularmente alvo de raides aéreos ou de disparos de foguetes, provocando a suspensão da navegação aérea.
O enviado da ONU na Líbia, Ghassan Salamé, exprimiu, durante o seu último briefing diante do Conselho de Segurança, a sua preocupação pela tomada como alvo do aeroporto de Maitigua.
Ele também denunciou a frequência crescente dos ataques contra o aeroporto de Maitigua vários dos quais “quase afetaram aviões com passageiros a bordo”.
"Receio que, com os bombardeamentos quase diários, a possibilidade de paz se esgote”, declarou o emissário onusino, apelando às autoridades de Trípoli para deixar de utilizar o aeroporto para fins militares e para que as forças assaltantes também cessem imediatamente de visá-lo.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 4ago2019