Agência Panafricana de Notícias

Namíbia organiza eleições presidenciais e legislativas

Windhoek- Namíbia (PANA) -- Os cidadãos namibianos vão votar de 27 a 28 de Novembro próximo para escolher os seus representantes no Parlamento e o seu Presidente da República, em eleições para as quais os observadores predizem a vitória do partido no poder, a SWAPO.
Ao anunciar oficialmente a data das eleições, a Comissão Eleitoral da Namíbia (ECN) disse que os escrutínios decorrerão durante dois dias, e que os Namibianos residentes no estrangeiro votarão a 13 e 23 de Novembro nos locais de inscrição e de voto instalados em países estrangeiros.
Os marinheiros votarão igualmente a 13 do mesmo mês, segundo a ECN.
O organismo eleitoral anunciou igualmente que a 19 de Outubro será o último dia das investiduras dos candidatos para os partidos e candidaturas independentes ao escrutínio presidencial e legislativo.
A ECN nota que "as eleições deste ano são diferentes das precedentes pois a contagem dos votos terá lugar nas assembleias de voto e os resultados afixados nos diferentes centros de voto".
Cerca de 13 partidos políticos deverão estar em competição para as eleições parlamentares e presidenciais.
Porém, os observadores consideram estas eleições como um duelo entre a SWAPO, o partido no poder, e o principal partido da oposição, a Coligação para a Democracia e Progresso (RDP), formada por membros dissidentes da SWAPO.
.
Os partidos políticos da oposição citam o aumento do desemprego, a ausência de resultados no sector da educação, a miséria na qual vive a maioria dos Namibianos e o descontentamento geral no seio da população que resulta dos efeitos da crise económica global para demonstrar o fracasso do Governo da SWAPO.
O partido no poder, que propõe o Presidente Hifikepunye Pohamba como o seu candidato às próximas eleições, é igualmente acusado de dissimular a questão da corrupção.
A SWAPO, que goza de apoio em todo o país, anunciou que lançará sábado a sua campanha oficial.