Agência Panafricana de Notícias

Namíbia entre candidatos a albergar Fundo Verde para clima

Lusaka, Zâmbia (PANA) – A Namíbia integra os seis países candidatos a acolher o Fundo Verde para o Clima, segundo um comunicado da Secretaria da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CCNUCC).

A secretaria interina do Fundo Verde para o Clima recebeu igualmente as candidaturas da Alemanha, do México, da Polónia, da República de Corea e da Suíça.

"Durante a sua primeira reunião, que vai decorrer de 31 de maio a 02 de junho em Genebra, na Suíça, o conselho de administração do Fundo Verde para o Clima vai analisar estas candidaturas e iniciar um processo aberto e transparente para a seleção do país de acolhimento", indica o comunicado.

O Conselho vai anunciar a sua decisão sobre o país de acolhimento durante uma das suas reuniões e submetê-la à Conferência das Partes da CCNUCC para aprovação durante a sua próxima sessão, que deve decorrer em Doha, no Qatar de 26 de novembro a 07 de dezembro de 2012.

O Fundo Verde para o Clima foi criado em dezembro de 2011 durante a Conferência sobre a mudança climática de Durban, na África do Sul, com como objetivo oferecer uma contribuição importante e ambiciosa nos esforços mundiais para atingir os objetivos fixados pela comunidade internacional para lutar contra a mudança climática.

Este Fundo deve promover a adoção de medidas de redução das emissões e promover um desenvolvimento sustentável favorável ao clima apoiando os países em desenvolvimento para que limitem ou reduzam as suas emissões de gás com efeito de estufa e adaptem-se aos impactos da mudança climática.

Vai permitir um acesso simplificado e melhorado ao financiamento da mudança climática para os países em desenvolvimento, baseando as suas atividades numa abordagem personalizada dos países.

-0- PANA MM/SEG/FJG/TBM/CJB 17abril2012