Agência Panafricana de Notícias

Namíbia contrata empresa sul-africana para produção de boletins

Windhoek- Namíbia (PANA) -- A Comissão Eleitoral da Namíbia anunciou quarta-feira em Windhoek a atribuição à empresa sul-africana REN-FORM do contrato de impressão dos boletins de voto das eleições presidenciais e legislativas previstas para 27 de Novembro.
O contrato tinha sido primeiro atribuído à empresa namibiana Namprint, próxima do poder, o que desencadeou uma forte polémica.
Os partidos da oposição uniram-se, ameaçando processar a Comissão Eleitoral e boicotar as eleições.
A Comissão Eleitoral, depois de examinar as 12 ofertas recebidas para o segundo concurso público, concedeu o contrato à REN-FORM, uma empresa sul-africana apoiada pela Black Economic Empowerment, uma iniciativa sul-africana que luta contra as desigualdades criadas pelo Apartheid.
"A empresa REN-FORM vai conformar-se com o caderno de encargos sobre a forma dos boletins e a data da sua entrega", declarou o director da Comissão Eleitoral, Victor Tonchi, precisando que os boletins de voto deverão ser entregues a 30 de Outubro.
A oferta da REN-FORM, dum montante de cerca de 130 mil dólares americanos, foi a mais baixa entre as 12 recebidas para a impressão dos boletins de voto.
A empresa afirma ter impresso os boletins de voto das eleições de 2004 na África do Sul, as listas eleitorais da Nigéria, do Botswana e de Moçambique e 22 milhões de boletins de voto para as eleições presidenciais e legislativas de 2006 no Uganda.