Agência Panafricana de Notícias

Nações unidas desdobram capacetes azuis para impedir violência no Sudão Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Missão das Nações Unidas no Sudão Sul (UNMISS) revelou sábado ter iniciado o desdobramento das suas tropas e peritos civis no Estado de Jonglei para participar na prevenção da violência e na promoção da reconciliação, após os recentes confrontos étnicos que fizeram pelo menos 600 mortos.

Os combates, que se iniciaram uma semana antes entre as comunidades Murle e Lou Nuer, fizeram igualmente mil feridos e provocaram o roubo de um número considerável de gado.

Um comunicado das Nações Unidas transmitido à PANA, em Nova Iorque, indica que os capacetes azuis da UNMISS vão trabalhar em estreita colaboração com o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA, sigla em inglês), que já começou a desdobrar-se nas zonas atingidas.

"Estamos prontos para apoiar as autoridades do Governo e do Estado em todos os esforços visando assegurar a paz e a estabilidade ", disse o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e também chefe da UNMISS, Hilde F. Johnson.

Por seu turno, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Navi Pillay, apelou ao Governo do Sudão Sul para restabelecer a segurança nas zonas atingidas pelo conflito e assegurar a proteção dos civis.

Ressaltou que a recente violência conduziu igualmente ao rapto de mais de 200 crianças, ao incêndio de mais de sete mil 900 casas e à deslocação de cerca de 26 mil pessoas.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/CJB/IZ 27ago2011