Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas saúdam eleições presidenciais bem-sucedidas na Guiné-Bissau

 

Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O Gabinete das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sahel (UNOWAS, sigla em inglês) expressou o apoio das Nações Unidas à Guiné-Bissau, na sequência das eleições presidenciais bem-sucedidas no país.

O UNOWAS reagia assim à eleição, quarta-feira última, do ex-primeiro-ministro bissau-guineense, Umaro Sissoco Embalo, declarado vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro último, contra o seu adversário, Domingos Simões Pereira, igualmente ex-primeiro-ministro.

De acordo com o comunicado, o representante Especial das Nações Unidas, Mohamed Ibn Chambas, saudou o bom andamento do processo e a atmosfera pacífica que prevaleceu ao longo do mesmo.

"O representante especial elogia a magnanimidade e elegância dos dois candidatos ao aceitarem os resultados, Exortou todos os defensores a continuarem a mostrar maturidade e contenção no período pós-eleitoral", de acordo com uma declaração emitida após a sua visita de três dias ao país.

Os parabéns de Chambas são extensivos à Comissão Eleitoral pela "condução exemplar" do processo eleitoral que "marca uma progressão importante pela frente no desenvolvimento da Guiné-Bissau."

Reiterou o compromisso das Naçãoes Unidas de continuarem a apoiar o país nos seus esforços para consolidar a paz e o desenvolvimento.

O Presidente eleito, um ex-general do Exército, obteve quase 54 por cento dos votos, de acordo com a imprensa local.

Pereira, candidato do partido no poder, tinha recebido mais de 40 por cento dos votos, na primeira volta das eleições de novembro e pouco mais de 46 por cento, na segunda volta de domingo último.

De acordo com relatórios, este último contesta no entanto o resultado eleitorais, alegando ter havido irregularidades.

-0- PANA MA/NFB/DIM/DD 03jan2020