Cartum, Sudão (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, congratulou-se sexta-feira com um acordo concluído pelo Conselho Militar de Transição(CMT), no poder no Sudão, e grupos pró-democracia.
Num comunicado transmitido à PANA em Cartum, Guterres afirmou que a sua instituição está pronta para ajudar o Sudão durante o período de transição.
O SG da ONU diz-se “encorajado pelo acordo concluído a 5 de julho corrente entre as Forças para a Liberdade e Mudança e o Conselho Militar de Transição a fim de criar órgãos de direção da transição.
Felicitou a União Africana (UA) e a Etiópia pelo seu papel de mediação nas negociações realizadas pelo Sudão.
Os seus parabéns são extensivos à Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) pelo seu apoio a este processo difícil.
O SG da ONU encoraja todas as partes envolvidas a garantirem a aplicação rápida, inclusiva e transparente do acordo e resolverem todas as questões pendentes através do diálogo.
Disse congratular-se igualmente com o compromisso assumido pelas partes sudanesas de realizarem um inquérito independente sobre atos de violência perpetradas contra manifestantes pacíficos, nomeadamente a 3 de junho último.
"O Secretário-Geral das Nações Unidas exprimiu a sua solidariedade ao povo sudanês e reiterou o compromisso da ONU de apoiar o processo de transição”, concluiu a nota.
-0- PANA MO/MA/MTA/TBM/SOC/FK/DD 6julho 2019