Nações Unidas reafirmam seu apoio ao processo eleitoral na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - A conselheira especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Líbia, Stephanie Williams, reafirmou que a sua instituição estará ao lado do povo líbio na implementação do seu processo eleitoral para pôr termo ao longo período de transição, soube a PANA de fonte oficial.
Williams lembrou este compromisso durante uma reunião, quarta-feira última, com representantes da Coordenação dos Partidos e Blocos Políticos Líbios, que “exigem o respeito pela vontade de 2.800.000 cidadãos líbios inscritos para votar”, de acordo com um Twitter publicado por ela própria.
A conselheira do SG da ONU para a Líbia sublinhou a necessidade de se envidar esforços resolutos para se progredir na realização da reconciliação nacional e da justiça transicional.
Quarta-feira, Williams afirmou que a organização das eleições nacionais globais, livres, justas e credíveis na Líbia constitui a única resposta possível às inspirações fundamentais e coerentes do povo líbio, e o único meio de instaurar a paz e estabilidade na Líbia.
Esta posição da responsável onusina foi formulada durante o seu encontro, quarta-feira, com o presidente da Alta Comissão Eleitoral Nacional, Imad al-Sayeh, e um membro do Conselho de Direção da Comissão, Abdelhakim al-Chaab.
Williams prossegue com as suas reuniões com líderes líbios, atores e membros de organizações da sociedade civil no quadro da sua mediação, desde o seu regresso a este país da África do Norte, em dezembro último, para concluir o seu trabalho, precisamente a resolução do conflito e da crise aí.
O processo político na Líbia está confrontado com bloqueios após o adiamento das eleições presienciais, inicialmente arcadas para 24 de dezembro último, pela Comissão Eleitoral Nacional, que explicou a sua decisão por "circunstâncias políticas e recursos judiciais contra candidatos."
Em reação, a Câmara dos Representantes (Parlamento) formou uma comissão encarregue de estabelecer um novo roteiro, em consulta com todas as partes políticas líbias, com vista à organização das eleições gerais quanto antes, em conformidade com as aspirações dos Libios.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 06jan202