Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas preocupadas com subida de tensão política na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Maman Sidjou, chefe da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), exprimiu as suas vivas preocupações pela subida da tensão política nalgumas partes deste país da África Central.

Num comunicado de imprensa entregue à PANA, a MONUSCO indica que a situação se segue ao anúncio por alguns grupos e partidos políticos da sua intenção de organizar comícios políticos em Kinshasa e em Lubumbashi e para protestar contra as medidas tomadas pelas forças de segurança com vista a impedir a organização destes comícios.

O comunicado indica que Mama Sidikou, o representante especial do Secretário-Geral para a RDC e igualmente chefe da MONUSCO, sublinhou a necessidade de todos os atores políticos congoleses de fazerem prova de maior contenção durante este período crítico na evolução política do seu país.

« Ele exortou as autoridades congolesas a fazer todo o seu possível para se conformar escrupulosamente com os princípios do Estado de Direito e abster-se de qualquer ação que poderá impedir os atores políticos de exercer os seus direitos constitucionais e entravar as suas liberdades, incluindo as de associação, de expressão e de reunião », indicou igualmente o comunicado.

Sidikou reafirmou « a importância crucial » dum clima político adequado para favorecer um diálogo político realmente aberto a todos e que vai estabelecer a via para a organização de eleições pacíficas, transparentes e credíveis.

Ele reiterou a vontade da MONUSCO de apoiar o facilitador designado pela União Africana, Edem Kodjo, e a trabalhar com ele no quadro da continuação dos esforços, em conformidade com as disposições pertinentes da resolução do Conselho de Segurança 2277 (2016) e a Carta Africana sobre a Democracia, Eleições e Boa Governação.

-0 - PANA VAO/ASA/BEH/MAR/IZ 24abril2016