Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas preocupadas com penas de prisão contra jornalistas no Egito

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, exprimiram as suas profundas preocupações face a uma série de recentes decisões judiciais tomadas no Egito, incluindo as pesadas penas de prisão pronunciadas segunda-feira contra três jornalistas da cadeia televisiva Al Jazeera e 11 outros acusados julgados por contumácia.

Ban Ki-moon, citado por um comunicado publicado na sede da ONU em Nova Iorque, exprimiu a sua profunda preocupação na sequência das recentes decisões de justiça no Egito, em particular a confirmação segunda-feira da pena de morte contra 183 pessoas e a condenação dos jornalistas, incluindos os da Al Jazeera, a longas penas de prisão.

"Os procedimentos que desrespeitam os fundamentais das normas de julgamento equitativo, sobretudo os relativos à imposição da pena capital, são suscetíveis de minar as perspetivas de estabilidade a longo prazo", advertiu Ban Ki-moon.

O Secretário-Geral da ONU afirmou igualmente que a constitucionalidade das leis que regem as manifestações deve ser examinada pelo Tribunal Constitucional.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/FK/TON 24junho2014