Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas preocupadas com impacto da crise ivoiriense na Libéria

Dakar, Senegal (PANA) - A Secretária-Geral adjunta das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários e Coordenadora de Socorros de Emergência, Valerie Amos, manifestou a sua preocupação pelas possíveis repercussões que a situação dos refugiados da Côte d'Ivoire poderá ter sobre a situação humanitária na Libéria.

Num comunicado divulgado pelos Serviços de Coordenação Regional das Nações Unidas dos Assuntos Humanitários (OCHA), em Dakar (Senegal), Valerie Amos diz que "todos estes anos de dedicação à paz e à segurança na Libéria podem ser comprometidos, se a comunidade internacional não contribuir para enfrentar os desafios humanitários causados pela crise na Côte d'Ivoire ".

Valerie Amos reuniu-se em Toe Town, na fronteira da Côte d'Ivoire com a Libéria, com os refugiados ivoirienses que testemunharam a fuga díficil e das suas condições de vida atualmente na Libéria.

Segundo ela, muitos refugiados só tiveram o tempo de fugir para salvar as suas vidas, chegando assim com praticamente nada à Libéria, onde muitas famílias, algumas também refugiadas há pouco tempo, os acolheram e partilharam com eles o pouco que tinham. "

Com mais de 110 mil refugiados que vivem em 90 aldeias, a Libéria tornou-se no maior país de acolhimento dos refugiados ivoirienses, enquanto que, desde 24 de fevereiro, mais de 85 mil Ivoirienses atravessaram a fronteira do país, após a intensificação dos combates, precisa o comunicado.

"Depois de anos de guerra, os Liberianos começam a colher os frutos dos anos de investimentos em paz, segurança e estabilidade. Devemos manter esta dinâmica e garantir que o país receba a ajuda necessária neste momento que acolhe tantos refugiados da Côte d'Ivoire", constatou Amos.

Ela solicitou a contribuição dos países para o plano de Ação Humanitária de Emergência na Libéria estimado em 146,5 milhões de dólares americanos, dos quais apenas 23 porcento foram mobilizados até hoje.

-0- PANA SIL/SSB/CCF/IZ 03abril2011