Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou-se segunda-feira profundamente preocupado com a escalada, nos últimos dias, da violência intercomunitária nas províncias sudanesas de Wad el-Mahi e Damazin, no Estado do Nilo Azul.
Citado pelo seu porta-voz, Stephane Dujarric, Guterres apelou a uma "cessação imediata" da violência.
"O Secretário-Geral apresentou as suas mais sentidas condolências às famílias das pessoas mortas e desejou rápidas melhoras às pessoas feridas”, indicou o comunicado publicado por Dujarric.
Ele apelou igualmente às autoridades sudanesas para realizarem um inquérito independente sobre estes atos e outros de violência intercomunitária, a fim de que os seus responsáveis respondam por isso.
Na semana passada, pelo menos 200 pessoas morreram em dois dias de confrontos étnicos no Estado do Nilo Azul, no sul do Sudão, entre os Hamai, historicamente residentes da província do Nilo Azul, e os Haoussa, de origem oeste-africana, devido litígios ligados à utilização de terras, à autoridade e ao poder de sobas.
Várias centenas de pessoas ficaram feridas e vários milhares de outras fugiram enquanto residências e lojas foram incendiados, testemunharam habitantes destas áreas.
O Exército sudanês enviou segunda-feira um comité militar, de alto nível, para restabelecer a ordem e impedir uma nova escalada de confrontos.
-0- PANA MA/MTA/JSG/FK/DD 25out2022