Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas preocupadas com aumento de gravidez precoce em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Petra Lantz, manifestou, na cidade da Praia, a sua preocupação face a um aumento de gravidez na adolescência no país, apesar dos progressos alcançados nos últimos anos, soube a PANA na capital cabo-verdiana.

Petra Lantz, que falava segunda-feira à margem de uma ação de formação que está a ser ministrada aos profissionais dos serviços de saúde reprodutiva do arquipélago, disse que “o aumento da gravidez precoce tem feito com que muitos jovens, especialmente as meninas, percam as oportunidades” que lhes são oferecidas em termos de formação profissional e de integração social.

“Temos que fazer com que os jovens mudem de comportamento, falar da sexualidade de uma forma aberta abordando todas as questões aos profissionais de Saúde ”, frisou.

A coordenadora do Sistema das Nações Unidas revelou também que o cancro do colo do útero tem vindo a aumentar em Cabo Verde, tendo anunciado a este propósito que as ONU está a trabalhar para ajudar as autoridades sanitárias cabo-verdianas na obtenção da vacina para essa doença e que tem um custo relativamente elevado.

“Atualmente a situação financeira está um pouco difícil, mas vamos trabalhar junto com outros parceiros para conseguir esta vacina, visto que o seu custo é muito mais barato do que o custo da cura da doença”, referiu.

A formação, que está a ministrada por técnicos brasileiros, visa capacitar os profissionais cabo-verdianos da saúde sexual de uma melhor compreensão do desenvolvimento do adolescente e da sexualidade humana, transmitindo-lhes noções de conceção de serviços “amigos do adolescente”.

-0- PANA CS/TON 06 nov 2012