Nações Unidas preocupadas com alguns aspetos ligados às eleições na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Muitos aspetos relativos às eleições na Líbia são preocupantes, disse o porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, Stéphane Dujarric.
Dujarric exprimia assim os receios da OrNUganização das Nações Unidas (ONU) sobre questões relativas à segurança do processo eleitoral neste país da África do Norte.
Desde o lançamento do processo eleitoral a 8 de novembro último, com a apresentação de candidaturas às eleições presidenciais agendadas para 24 de dezembro corrente na Líbia, a que se seguirão, dois meses depois, as legislativas, a tensão eclodiu no setor de segurança com protestos contra alguns candidatos que levam ao encerramento temporário de assembleias de voto e à intervenção de grupos armados para impedirem um tribunal de se pronunciar sobre os recursos eleitorais interpostos por determinados candidatos.
Assim sendo, a eliminação de alguns candidatos nacionais e o retorno de outros atravês de recursos à justiça fazem pairar riscos que podem comprometer a organização dos dois esvrutínios.
Durante uma conferência de imprensa coletiva, quinta-feira em Nova Iorque (Estados Unidos), Dujarric exprimiu a esperança de que sejam criadas condições necessárias para que as eleições sejam realizadas a tempo, destacando que as Nações Unidas farão tudo o que estiver ao seu alcance para apoiarem o povo Líbio que tenta exprimir-se através das eleições.
Ressaltou a necessidade da saída de mercenários e forças estrangeiras do território líbio, garantindo que se trata de um grande desafio e que as Nações Unidas acompanham de perto a situação.
Uma delegação visitou a Turquia na quinta-feira antes de chegar à Rússia para discutir um calendário para a implementação do plano de ação adotado a 8 de outubro último em Genebra (Suíça) para a partida gradual, sequenciada e simultânea de mercenários, combatentes e forças estrangeiras da Líbia.
O porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas sublinhou que o enviado onusino, Jan Kubis, deu recentemente um briefing detalhado sobre a situação na Líbia, garantindo que ela se desenvolveu de maneira dramática.
O porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas disse que Kubis está atualmente em Trípoli e que apresentará relatórios periódicos ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, ressaltando estar entusiasmado com o sucesso do processo eleitoral e prometendo não deixar o seu cargo até o fim airoso da sua missão.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 03dez2021